segunda-feira, 23 de maio de 2016

Sommelier de Vinhos, o que é?

  O Sommelier é o profissional que trabalha com bebidas distintas; e são separadas em dois módulos, os Sommeliers de vinho e os Sommeliers de cerveja.


  Eu sou Gabriel Bento, irei contar um pouquinho da profissão Sommelier de vinhos.
A palavra "Sommelier" é de origem francesa, a qual em tradução livre significa 'escanção, copeiro ou adegueiro'.

  Na França antiga, o carroceiro da família real ficava responsável de provar o vinho que transportava em sua carroça, antes de ser servido ao rei. E com o passar dos anos, para garantir se o vinho estava em estado bom e de boa qualidade.

  No Brasil a profissão é regulamentada a pouco tempo, desde Agosto de 2011. O Profissional trabalha em lojas, bares, restaurantes, navios ou em hotéis. Com renda mensal entre 1.300,00 á 8.000,00 reais.

  Cabe a um sommelier inúmeras tarefas no seu dia a dia. Desde a compra de vinhos, estoque e armazenamento. Deve buscar entender o rótulo e sua qualidade, manter taças e cristaleiras em ordem, adega organizada e impecável, tudo isso para garantir a qualidade antes de ser servido ao cliente. O Sommelier também é o responsável pela criação de cartas de vinho e harmonização, tendo que ter noções de cozinha e restaurante.

  Para ser Sommelier não basta apenas ter gosto pela uva, além de bastante preparo o profissional também tem que estar sempre atualizado com o mercado e estar sempre buscando aprender mais. Hoje no Brasil existem inúmeros cursos profissionalizantes para formar profissionais qualificados para o mercado de trabalho.

Matéria e Edição Gabriel Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário